"Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha." (André Luiz/Chico Xavier)



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, AURIFLAMA, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese
MSN -



Histórico


    Categorias
    Todas as mensagens
     Palestras e Seminários
     Artigos
     Reflexão
     Videos e Fotos


    Votação
     Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
     Meus videos no YouTube
     Rede Visão
     TV Mundo Maior
     TV CEI
     Videos Espíritas
     Mensaje Fraternal
     Rádio Boa Nova
     A voz do Espiritismo
     Kardec
     O Consolador
     Universo Espírita
     Casa do Caminho Ave Cristo
     Orson Peter Carrara
     Blog da Marilusa Vasconcellos
     Plinio Oliveira
     Blog Seguindo o Mestre
     Blog do David
     Blog Sabedoria Espírita
     Blog Eterna Consciência
     Blog Mundo Renascer
     Sala de Bate Papo Amigo Espírita
     TV Alvorada Espírita
     Blog Espiritismo-MS
     Blog Ass.Esp.Allan Kardec de Rio Preto
     Blog de Jamiro dos Santos
     Blog de Wanyr Caccia
     REDE AMIGO ESPÍRITA
     Blog de Wellington Balbo
     Espiritismo em video


    Luz Espírita

    Atendimento Oline

    Atendimento Fraterno 1

    Terças-feiras das 19 às 20h.

    Sábados e domingos eventualmente 

     

    Atendimento Fraterno 2

    Segundas, Quartas e Sextas

    das 22 às 23 horas 


    Visite REDE AMIGO ESPIRITA

    Veja mais vídeos pelo site

     

    Participe da Comunidade

    Amigo Espírita

     

     

     
    BLOG AMIGO ESPÍRITA


    Evangelizar, uma tarefa de amor!!  

     

     

     

    No sábado, dia 10 de outubro de 2009, os alunos da Evangelização Infantil de diversas Casas Espíritas de nossa região participaram da comemoração do Dia das Crianças.

                Após as aulas, as crianças participaram de uma festa com bolo, doces, refrigerantes, brincadeiras e receberam uma singela lembrança em comemoração ao seu dia.

                Muitos de nós não temos idéia do quão importante é propiciarmos às nossas crianças, desde cedo, o conhecimento doutrinário espírita.

                E foi pensando nisso que resolvi deixar aqui registrado para melhor ilustrar essa afirmação.  Primeiramente extraí parte da entrevista de Divaldo P. Franco, contida no livro “Palavras de Luz”, depois fiz duas perguntas aos Evangelizadores de nossa região e para concluir coloco um trecho da palestra de Dr. Luiz Carlos Barros Costa, que ele aborda o assunto de forma esclarecedora, bem como, as fotos que marcam os momentos de alegria das crianças em cada grupo de evangelização.

     
    Pergunta: Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita?

    Divaldo: Da mais alta relevância, se dissermos que, quem instrui prepara para a vida, quem educa dá a vida, quem evangeliza fomenta a vida. Este “evangeliza”, entendamo-lo à luz do Espiritismo, por ser o Espiritismo que dá lógica e entendimento ao Evangelho. O Evangelho, puro e simples, é ministrado por outras doutrinas cristãs, mas a reencarnação e a comunicabilidade dos espíritos dão clareza e lógica, ao contrário de outras doutrinas evangélicas, preparando a criança para uma vida saudável no seu relacionamento futuro. Não se pode conceber uma Casa Espírita na qual as novas gerações não recebam a evangelização espírita, porque sem isto estaremos condenando o futuro a uma grave tarefa curativa das chagas adquiridas no trânsito da juventude para a razão.  Portanto, é imprescindível a presença da atividade do Evangelho à luz do Espiritismo, junto à criança e ao jovem.

    Pergunta: Às crianças que estão sendo evangelizadas, de que maneira podem os pais ajudá-las, a fim de que a evangelização continue no lar?

    Divaldo: Aos pais compete a observação das tendências, da natureza dos seus filhos para bem orientá-los e despertarem nos mesmos as qualidade que se contrapõem aos defeitos. (...)

    Os pais que não lograram encaminhar bem os seus filhos, porque lhes faltava o equilíbrio do discernimento, quando se estava no período da formação da personalidade, podem recomeçar em qualquer instante, de maneira suave, perseverante e otimista através do exemplo e da vivência do amor.
    Os pais podem ajudar a evangelização no lar, sobretudo pela exemplificação. É a exemplificação a melhor metodologia para que se inculquem as idéias que desejamos penetrem naqueles que vivem conosco.
    Se examinarmos Jesus, Ele disse muito menos do que viveu e viveu muito mais do que nos falou. (...)

     

     

    EVANGELIZADORES DA REGIÃO


    Marisa Massocato – Evangelizadora do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Jales/SP)

    1)     Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita?

      A evangelização infantil é  essencial, pois são os momentos onde a criança tem a oportunidade de fundamentar os conceitos cristãos que os pais devem passar a ela. A evangelização deve também conscientizar toda família de sua importância, só assim terá o resultado esperado, que é o Amor dos pais + Conceitos cristãos exemplificados com o ambiente vivido. 

    2)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizador (a)?

     Para mim a evangelização é um meio de poder trabalhar para e com Jesus, podendo fazer algo para ajudar na evolução do Ser, fazendo com que este Ser desenvolva as suas potencialidades. É como se fizesse o trabalho da formiguinha.    

     

    Willians Carlos Florindo – Evangelizador Infantil e da Pré-Mocidade do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Jales/SP) 

    1)     Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita?

        Diz: Amélia Rodrigues quem Educa Evangeliza, quem Evangeliza salva! Eis que se faz importante a evangelização na casa espírita.  É de grande importância a evangelização na casa espírita, apesar de as crianças passarem pouco tempo com os evangelizadores, o conhecimento que é transmitido a elas colabora muito na convivência com a família e com a sociedade. É muito importante que as crianças comecem a acompanhar a doutrina desde a infância, a evangelização é o primeiro passo. (continua) 

     

         



    Categoria: Videos e Fotos
    Escrito por José Aparecido às 22h09
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    Evangelizar, uma tarefa de amor!!  

    (continuação - 2ª parte)  

    1)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizador?
     Para mim é de grande importância, pois é um trabalho muito gratificante. Nos deixa muito feliz acompanhar o trabalho e poder ensinar, transmitir os ensinamentos da doutrina para as crianças. Eu fico muito feliz e aprecio muito o trabalho, tentando fazer com que cada aula que passa as crianças aprendam mais e saiam mais satisfeitas.

    Abaixo as fotos do Dia das crianças no Maria Dolores em Jales/SP

     

     

     

    Aliana - Evangelizadora do Grupo Fraterno Bezerra de Menezes (Pereira Barreto/SP) 

    1)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizador?     Fundamental. Muitas crianças não têm a oportunidade de receber em seus lares nenhuma noção ou ensinamento a respeito dos temas que envolvem Deus, Jesus e as Leis Morais, quer seja o exemplo na conduta dos pais, ou ainda que seja apenas na orientação.  Nos momentos que estão na evangelização tem a oportunidade de ouvir conceitos mais elevados, recebem acesso a sementinha de Luz, permite que nesta ou em outra encarnação. É o direito do Livre Arbítrio e a consciência de cada evangelizando. 

    2)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizadora?    No momento em que posso ser útil no processo evolutivo, pois posso colaborar um pouquinho na formação de cada criança, procurando nela a consciência da existência de Deus e de todas as Leis Morais que regem o Universo. Ressalto também o papel fundamental que exerce para mim como oportunidades de rever as minhas atitudes e de me educar a medida que passamos a mensagem aos evangelizandos.

     

    Arlete Freitas - Evangelizadora do Grupo Fraterno Bezerra de Menezes  (Pereira Barreto/SP) 

    1)     Penso que estamos prá despertar naquele espírito aquelas vivências adormecidas no passado, porque tudo que os ensinamos, já passaram por isso, mas daremos uma pincelada, indicando caminhos melhores, mais cabíveis para se encontrar com a realidade que eles vivem. Assim teremos seres mais integrados e mais conscientes dos porquês da vida.    Evangelizar não é impor, mas conscientizar que a aula é importante para ele. Temos que despertar neles a consciência e fazer aflorar sua força interior. 

    2)     Para mim, acaba sendo diversão e aprendizado ao mesmo tempo, é o meu mundo naquele momento quando estou com eles. Quando estou com eles me emociono muito dever quando a mãe chega e diz que ele passou a juntar as roupas, brinquedos depois de tal aula, que quer ajudar a colocar a mesa, ser útil...  Mas me emociona mais ainda de ver tão pequenos, vindo contar sobre problemas da família, como exemplos de ver como eles estão ouvindo e vendo tudo que se passa em seu redor. Tudo isso nos faz ver como a gente é feliz ... como tenho filhos adultos, agora me sinto incumbida de ajudar na evangelização dos filhos alheios.  

     Abaixo as fotos da evangelização em Pereira Barreto/SP

     

     



    Categoria: Videos e Fotos
    Escrito por José Aparecido às 21h37
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    Evangelizar, uma tarefa de amor!!  

    (continuação - 3ª parte)

    Cleide Sirlei Bucalon - Evangelizadora do Centro Espírita Raimundo Mariano Dias (Birigui) 

    1)      Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita?

    Na minha opinião a Evangelização Infanto-Juvenil é departamento mais importante de uma centro espírita, é o movimento de evangelização que define os rumos de um centro espírita, uma evangelização bem cuidada, bem amparada, promove a integração de todos os trabalhadores e freqüentadores de um centro. Costumo brincar que cuidando das nossas crianças hoje, no futuro teremos médiuns desempregados e é por este medo que muitos dirigentes não valorizam este departamento, porque ai eles não terão motivos para disputar o "poder" dos centros e nem mesmo terão holofotes direcionados a ele.

    Só temos um ambiente evangelizador quando tudo e todos em um centro espírita convergem para o movimento infantil, são os nossos pequenos que dão o tom da alegria, afetividade, participação e integração do centro.

    Eu digo que no movimento de evangelização eu sou muito feliz, porque aprendo com o novo sempre, me renovo, porém na evangelização não tem glamour, não tem holofotes, não tem poder, tem muito trabalho e dedicação, por isto somos tão poucos.

     

    2)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizadora?

    A Evangelização infantil é o maior presente que eu poderia ter recebido de DEUS, em minha vida.

    É através do meu compromisso com as crianças que eu me tornei uma pessoa mais responsável, disciplinada, atenciosa, foi na evangelização que eu descobri o quanto eu amo estes pequeninos e como eu sou feliz.

    Quando eu li que não somos evangelizadores por ser, que fomos preparados e assumimos em nosso projeto reencarnatório este compromisso, fiquei apavorada, mas depois eu descobri porque eu sou tão feliz, porque EU SOU evangelizadora, e não estou evangelizadora, depois que assumimos este compromisso com o Cristo não tem como desistir e nem voltar atrás, compromisso assumido é seguir para frente e para o alto, como ensina Emmannuel em psicografia do nosso amado Chico Xavier.

    Fotos das crianças em Birigui/SP

     

     

     

    Tuti Paiva- Evangelizadora do Centro Espírita Amor, Luz e Verdade (Auriflama/SP)

    1)     Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita?

    A evangelização infantil é uma das coisas mais importante dentro de um centro, pois é ela que ajuda transformar a criança num ser melhor. Pois é através da evangelização infanto-juvenil que os centros conseguirão ser mais unidos e fortificados dentro da doutrina e dos ensinamentos de Jesus. Pois só com a educação poderemos alcançar um mundo melhor.

     

    2)     Qual a importância em sua vida de ser evangelizadora?

     

    A evangelização tem uma importância muito grande na minha vida, pois é através de cada criança que aprendo o significado de cada palavra de Jesus:  Amor, Amizade, Sinceridade, Bondade, Humildade e do Amor ao próximo.

    Abaixo as fotos do Dia das Criança em Auriflama/SP

     

       


    Categoria: Videos e Fotos
    Escrito por José Aparecido às 18h59
    [] [envie esta mensagem] [ ]



     

    CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM

    COMPLETA 64 ANOS

     

    Durante o mês de outubro o Centro Espírita Caminheiros do Bem da cidade de Auriflama/SP comemora seus 64 anos de fundação. Sob a direção da presidente Florinda Dainezi e da vice Guiomar Sarausa o grupo está fortalecido e unidos estão trabalhando para a reconstrução do prédio que foi demolido.  Novos trabalhadores chegaram recentemente para unir-se ao grupo e com o mesmo objetivo. Realizando campanhas mensalmente, já foi colocado a laje, cujo prédio será de dois pavimentos.   A proposta é tornar-se um Centro de Estudos Espíritas e para isso não faltará esforços, informou Guiomar.   No planejamento da casa está a Livraria que funcionara em horário comercial com fachada moderna para a rua, facilitando o acesso ao público da cidade. Em breve você poderá conferir as palestras deste mês comemorativo e a programação você confere neste blog.

    Confira momentos do dia 04/10, que Guiomar Sarausa fala sobre os fundadores e a apresentação da mocidade cantando.

     

     


     


    Categoria: Videos e Fotos
    Escrito por José Aparecido às 11h13
    [] [envie esta mensagem] [ ]



     

    GRUPO ESPÍRITA BENEFICENTE "MARIA DOLORES"

    COMPLETA 10 ANOS

     

     

     

     

    Durante o mês de setembro o Grupo Espírita Maria Dolores da cidade de Jales/SP esteve em festa comemorando mais um aniversário. Eu estive lá no dia 27/09 para participar e registrar deste momento de alegria para nosso coração..

     

    "Há 10 anos pela iniciativa da Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque, fincamos raizes junto aos corações que recebiam a sopa fraterna. O desejo de ficar mais perto, fez com que as dificuldades se transformassem em desafios, que com esforços, vencidos um a um, hoje se pudesse ter o trabalho consolidado dando sentido às nossas vidas e daqueles que nos procuram ou nos visitam." concluiu Adelvair David que é Diretor de Doutrina e um dos fundadores.

     

     

     

     

    Nesta noite do dia 27 a palestra proferida foi por David que abordou o tema " Eu Sou a Vida", que em breve estarei disponibilizando o vídeo. Acesse www.espiritismoemvideo.blogspot.com para assistir.

    Nota: 10 de Setembro comemorou-se aniversário de nascimento de Maria Dolores,

    dia 19 de Setembro foi comemorado o aniversário de 17 anos de existência da Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque e 10 da Mocidade no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores


        

     

     



       
    Confira a homenagem das crianças da evangelização infantil dirigida por Marisa Massocato realizaram em homenagem à Maria Dolores.
     


    Categoria: Videos e Fotos
    Escrito por José Aparecido às 23h50
    [] [envie esta mensagem] [ ]




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]